“....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articulado os diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)
Quando o professor Ladislau Dowbor cita que a escola deve adotar uma posição mais organizadora de conhecimentos do que lecionadora entendo que ele questiona a postura tradicional que a escola ainda assume muitas vezes quando deixa de lado conteúdos que podem ser trabalhados dentro de sala de aula de uma forma mais dinâmica e pertinente. Ele lembra muito bem que assim como a tecnologia tem sido uma grande aliada a outros segmentos - como agricultura por exemplo - ela pode ser muito importante para a educação e será. Mas é claro que há uma grande necessidade que sejamos preparados nesse sentido para realmente obtermos uma educação de qualidade com uso das tecnologias. Aponta ainda a necessidade de repensar a escola, e que não basta fazer mudanças superficiais, mas é preciso ir mais a fundo. À escola cabe democratizar o ensino e expandir o conhecimento para além dos muros da escola. As tecnologias estão presentes em todas as áreas hoje em dia, e a escola não pode se distanciar disso. É preciso que nós professores estejamos abertos ao novo, principalmente quanto às tecnologias, buscando aprender e ensinar, tornando a escola um espaço no qual o conhecimento se amplie.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário