Nome do programa: Lixo e Natureza não combinam!
Áreas do conhecimento envolvidas: Ciências Naturais
Autor: Lívia Raposo Bardy
Co-autores: Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Descrição: Nos dias atuais é de extrema importância que conheçamos as consequências das atitudes que tomamos em relação ao meio ambiente, sendo que estas devem ser espelho daquilo que já foi aprendido e refletido. Para tanto, é muito válido que se saiba quanto tempo cada tipo de componente, que após termos utilizado passa a ser lixo, perdura na natureza lhe causando danos quando não é destinado aos locais corretos. Dessa forma, as crianças precisam aprender - e este é o objetivo dessas aulas, desde já, que a preservação da natureza e seu manejo são de nossa responsabilidade.
Síntese da experiência: A experiência dos alunos em estarem atuando como uma espécie de fiscais do seu ambiente fizeram deles alguém mais cidadão. Mais atentas com as questões de conservação das dependências da escola e do seu entorno. Sujeitos críticos e observadores dos hábitos da população e da falta de uma política abrangente para a questão do lixo possível de reciclagem que poderiam ser traduzidas em investimentos para desenvolvimento comunitário em educação, cultura, esporte e consequentemente saúde.
Estas experiências além de estarem atingindo os objetivos propostos no projeto tem resgatado e desenvolvido a autoestima de alunos através de uma boa proposta de trabalho.
Duração das atividades: Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
- Internet.
Avaliação
O professor poderá avaliar seus alunos em todos os momentos das atividades, priorizando que eles aprendam o que está sendo abordado no recurso e em todas as atividades.
Essa experiência está bem descrita no site:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1529
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
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